Visitar - Pontos de interesse
Lagar do Corga
O Lagar do Corga, que era inicialmente um lagar de varas, consta-se qVista Geral do Museu Lagar do Corgaue tem mais de 400 anos de existência. No entanto, os primeiros registos escritos surgem em 1939, ano em que foi pedida a primeira licença para laborar como lagar de azeite. Essa licença foi concedida dois anos mais tarde, em 1941, a Manuel Aguiar Cortês, sendo este o primeiro proprietário de que há registo. Por força da transposição das novas normas comunitárias para a legislação portuguesa, tornava-se impossível continuar a laboração do lagar naquela localização.
Tratando-se de uma unidade industrial bastante antiga e praticamente artesanal, que utilizava, quase exclusivamente, como força motriz a energia hidráulica aproveitada da ribeira de Pera, a União Recreativa Sapateirense, com o apoio da Câmara Municipal, decidiu aproveitar a estrutura existente transformando-a num núcleo museológico dedicado à produção artesanal do azeite, salvando assim o Lagar do Corga do desmantelamento para a sucata.
A nova estrutura foi inaugurada no dia 4 de Julho de 2001, pelo então Ministro do Equipamento Social, Dr. Ferro Rodrigues.