Data da notícia: 21 Agosto 2024

CONDOMÍNO DE ALDEIA - CARREGAL CIMEIRO E VALE DO MOINHO

Condomínios de Aldeia

Carregal Cimeiro e Vale Moinho

Dos 10 Condomínios de Aldeia aprovados, a data 22 de julho marca o arranque da execução dos projetos, com as primeiras intervenções a decorrem nos 100 metros da faixa de gestão de combustível ao redor dos aglomerados de Vale Moinho e do Carregal Cimeiro.

1️ - Nesta fase, avançam no terreno a limpeza de matos e o corte de espécies florestais, como o eucalipto e o pinheiro bravo, preservando-se as manchas autóctones de folhosas, como o castanheiro, o carvalho e o sobreiro.

2️ - Na fase seguinte proceder-se-á à preparação do terreno para o plantio de outras culturas, de valor agrícola e agroflorestal para os proprietários, que melhor se adequem ao clima e à aptidão dos solos, como previsto no regulamento dos respetivos Condomínio de Aldeia.

Enquadrados no “Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta” é expectativa do Executivo Municipal alargar as intervenções à totalidade das aldeias do concelho. Cabendo ao Município a competência na implementação e na gestão dos projetos, no horizonte temporal de 5 anos aguarda-se a aprovação das restantes candidaturas submetidas aos programas de financiamento do Fundo Ambiental, com apoio financeiro do PRR e da UE.

CONDOMÍNO DE ALDEIA - CARREGAL CIMEIRO E VALE DO MOINHO