Data da notícia: 25 Junho 2024

Esconhais recebeu comitiva da Comissão Europeia e da Autoridade de Gestão CENTRO 2030

A Comissão Diretiva do Centro 2030 esteve em Castanheira de Pera a fim de conhecer no terreno a dimensão do projeto de requalificação do Condomínio Empresarial dos Esconhais, inserido no Plano de Ação para a Intervenção Integrada de Base Territorial (IIBT) do Pinhal Interior.

A comitiva, liderada por Jorge Brandão e composta por representantes da Comissão Europeia e da Autoridade de Gestão do Programa Centro 2030, cumpre um roteiro de visitas a projetos financiados pelo CENTRO 2020 e pelo CENTRO 2030, com apoio da União Europeia, no contexto preparatório das reuniões do Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Centro 2030 (CCDRC).

Conduzida pelo presidente António Henriques, acompanharam a visita ao complexo industrial dos Esconhais Paulo Santos, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), Luís Matias, coordenador da Intervenção Integrada de Base Territorial (IIBT) do Pinhal Interior/Programa de Revitalização do Pinhal Interior, e Luis Filipe, também vogal executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030.

Aprovado no investimento total de 3,2 milhões de euros, o Condomínio Empresarial permitirá a criação de 14 frações destinadas a instalação de novas empresas e a serventia de áreas e serviços partilhados (coworking). Concluídos os procedimentos concursais, o início das obras está dependente do visto final do Tribunal de Contas.