Presidentes - Marcolino da Silva

12.º Presidente – 10/1931 a 01/1935

Natural de Castanheira de Pera, licenciado em Direi to pela Universidade de Coimbra, foi notário durante vários anos, exercendo fundamentalmente as suas funções neste concelho.
Os anos do mandato do Dr. Marcolino da Silva são contemporâneos de alguns eventos locais e nacionais relevantes como a promulgação do Estatuto Nacional do Trabalho (1933), que regulamentava os horários e estabelecia algumas regras nas relações laborais, e a inauguração do campo de futebol junto da serração (1934), a fundação do Sport Lisboa (mais tarde designado Sport Castanheira de Pera e Benfica) (1935).
Ainda nesse período foi fundado o Grémio dos Industriais de Lanifícios dos distritos de Leiria e Coimbra, com sede em Castanheira de Pera.
Estávamos em plena consolidação do poder de Salazar do Estado Corporativo.
Ainda em 1934, em face da crise da Indústria de Lanifícios, os industriais de todo o país reuniram-se, em Janeiro, a fim de discutirem os problemas com que se debatia e tentarem, dentro do quadro corporativo do regime do Estado Novo, a organização em grémios patronais e numa federação.