Presidentes - Domingos Fernandes de Carvalho

3.º Presidente – 1923 a 1926 (Período das 2 Câmaras – Partido Democrático)

Nasceu nos Pisões do Baeta, a 1 de Junho de 1882, filho de Manuel Fernandes de Carvalho e de Florinda Maria. Era casado com Cândida Cepas, tendo falecido no Brasil. Membro do Partido Democrático Republicano, era homem de confiança do Dr. Eduardo Correia e por isso figura fulcral do período em que houve duas câmaras no concelho e em que foi sempre o Presidente em nome do seu parti do, cuja vitória eleitoral em Dezembro de 1922 reclamava.
As diversas tentativas para a sessão extraordinária da Câmara não tiveram êxito e os vereadores rebeldes Joaquim Fernandes Dias, do Carregal Cimeiro, Joaquim Diniz, do Coentral, Abel Barreto de Carvalho, do Casalinho, José Coelho Júnior, Domingos Fernandes de Carvalho de Castanheira e António Fernandes de Carvalho, da Gestosa Fundeira, assumiram-se como Câmara e reuniram-se, p ela primeira vez, na sala de sessões em 3 de Fevereiro de 1923.
Imediatamente o Dr. José Fernandes de Carvalho oficiou ao Procurador da República nestes termos:

"Na qualidade de Presidente da Comissão Executiva d a Câmara Municipal do concelho de Castanheira de Pera como se prova com a certidão da acta de posse da Câmara Municipal, deste concelho de dois de Janeiro de 1923 , que tenho a honra de junto enviar a V. Ex.ª não podia deixar de vir comunicar a V. Ex.ª os factos seguintes: Testemunho que na sala de sessões da Câmara Municipal deste concelho os cidadãos Joaquim Fernandes Dias, Joaquim Dinis, José Coelho Júnior, Abel Barreto de Carvalho, António Fernandes de Carvalho e Domingos Fernandes de Carvalho efectuaram diariamente reuniões com o carácter de sessões extraordinárias da Câmara Municipal deste concelho de Castanheira de Pera com o se constata nos dois ofícios que tomo a liberdade de enviar a V. Ex.ª e pode ser provado e encontrando-se presente na sala das sessões dos Paços do Concelho no dia três de Fevereiro pelas vinte horas. Na mesma sala das sessões perante as testemunhas, Manuel Antunes Ceppas, Manuel Alves Bebiano, Adelino Henriques Gaspar dos Santos, Abílio Henriques, Roberto Fernandes de Carvalho e José Alves Miranda no momento em que se encontravam para reunir os cidadãos referidos: Joaquim Fernandes Dia s, Joaquim Dinis, José Coelho Júnior, Abel Barreto de Carvalho, António Fernandes de Carvalho e Domingos Fernandes de Carvalho.
Como Presidente da Comissão Executiva intimei a que não reunissem na sala das sessões da Câmara Municipal por representar uma for ma de usurpação de funções públicas e portanto saírem sob a alçada do poder judicial, desobedecendo à minha intimação os referidos cidadãos reuniram pouco depois na mesma sala de sessões sob a presidência de António Fernandes de Carvalho, secretariado por José Coelho Júnior, simulando assim uma sessão da Câmara Municipal, o que pode ser testemunhado por Manuel Antunes Ceppas, Manuel Alves Bebiano, Adelino Henriques Gaspar dos Santos, Abílio Henriques, Roberto Fernandes de Carvalho, José Alves Miranda, Sebastião Diniz de Carvalho, Álvaro Alves Bebiano e Horácio Francisco Antunes. Como Presidente da Comissão Executiva não podia deixar d e participar a V. Ex.ª semelhantes actos atentatórios da lei.
O Presidente da Comissão Executiva – José Fernandes de Carvalho"

As posições estavam extremadas. De um lado, o Dr. José Fernandes Carvalho que se considerava o presidente da Comissão Executiva e como tal exercia funções, embora tivesse sido eleito em sessão plenária da Câmara (2 de Janeiro) com a presença de vereadores que a Auditoria excluíra; de outro, Domingos Fernandes de Carvalho e os seus companheiros que consideravam que aquela era nula e de nenhum efeito e que só teria validade a distribuição de lugares resultante de novo escrutínio em sessão plenária a realizar com todos os vereadores indicados no ofício de 30 de Dezembro de 1922 do Governo Civil de Leiria.
Talvez desgostoso da política, Domingos Fernandes d e Carvalho deixou a sua residência em Castanheira e, após ter sido comerciante em Coimbra, foi para o Brasil, onde faleceu anos mais tarde.