Presidentes - Manuel Rodrigues Costa Júnior

5.º Presidente – 1924 (Período das 2 Câmaras – Partido Evolucionista)

Nasceu no Troviscal – Castanheira de Pera, sendo homem estimado no concelho, com alguns recursos.
Foi mais um protagonista do período das duas Câmara.
Foi Presidente da Câmara pelo Partido Evolucionista simultaneamente com Domingos Fernandes de Carvalho, que foi sempre o presidente pelo Partido Democrático.
Entretanto as duas Câmaras reuniam-se regularmente, exercendo os actos próprios e a respectiva autoridade.
A que reunia nos Paços do Concelho (do Partido Democrático) era constituída por: Domingos Fernandes Carvalho, de Castanheira, como p residente da Câmara; Joaquim F. Dias, do Carregal Cimeiro, como presidente da Comissão Executiva; e nas restantes funções: Abel Barreto de Carvalho, do Casalinho; António Fernandes de Carvalho, da Gestosa Fundeira; Joaquim Diniz, do Coentral; e José Coelho Júnior de Castanheira tendo-se juntado o substituto José Henriques Barata , do Coentral.
Desta Câmara não há registos de actas (os livros estavam em poder da outra facção) e usavam a chancela que lhes havia sido emprestada pelo Administrador do Concelho.
A que reunia na Junta de Freguesia (do Partido Evolucionista) era constituída por: Dr. José Fernandes de Carvalho (Castanheira), António Alves Tomaz Morgado (Moita), Mano Alves Bebiano (Castanheira), António Lopes da Costa (Coentral) e Manuel Rodrigues da Costa Júnior (Troviscal). Esta Câmara elegeu como presidente em 2 de Abril de 1923, António Alves Tomaz Morgado e em 2 d e Fevereiro de 1924, Manuel Rodrigues da Costa Júnior; o Dr. José Fernandes de Carvalho é, porém, sempre o presidente da Comissão Executiva.
Desta Câmara há registos de actas, com excepção do período que vai de 29 de Abril de 1924 a 13 de Março de 1925, nos livros levados dos Paços do Concelho, bem como registos de correspondência. Usavam o selo branco existente na secretaria.
Consta que o problema era quando eram atribuídos subsídios do Estado, porque ambas se achavam com direito e, nesse sentido, usavam as influências políticas de que dispunham.