Data da notícia: 20 Setembro 2023

Festival de Caminhadas Serra da Lousã

As cores, aromas e sensações do outono assumem-se como o mote de apresentação da primeira edição do Festival de Caminhadas da Serra da Lousã, a realizar em Castanheira de Pera, que decorrerá de 6 e 8 de outubro de 2023, em parceria com o evento congénere “Walking Weekend Pampilhosa da Serra”.

Através do pedestrianismo, durante 3 dias repletos de emoções fortes, será possível conhecer os recantos únicos de Castanheira de Pera, o seu património natural, saber-fazer, gastronomia e paisagens de cortar a respiração, com diversas caminhadas temáticas, repletas de experiências únicas.

Respeitando a capacidade de carga do território e dos seus ecossistemas, o festival é limitado a 80 participantes, apresentando um programa diversificado, criativo e especialmente vocacionado para proporcionar experiencias multissensoriais.

No sábado (dia 7), após a receção de apresentação e credenciação, agendada para o início da noite de sexta-feira (dia 6), a manhã é dedicada a conhecer os percursos pedestres de Castanheira de Pera. Entre opções com distâncias mais longas e percursos mais curtos, abrilhantados com performances musicais, os festivaleiros apaixonados por caminhadas serão convidados a “por a mão na massa” e a desafiar os 5 sentidos. Antes do jantar-concerto, a tarde é dedicada a multiatividades (dentro ou fora de água), onde o paintball promete por à prova a pontaria de cada um.

O domingo (dia 8) oferece opções de caminhadas dentro e fora de água, mais intensas ou mais relaxantes, com degustação de infusões e yoga.

O festival encerra com um almoço convívio à maneira Castanheirense, antes da apresentação do programa do “Walking Weekend Pampilhosa da Serra 2024”.