Data da notícia: 5 Abril 2024

Gastronomia em Movimento 2024 | 24 a 28 de abril

De 24 a 28 de abril de 2024, a gastronomia volta a estar em movimento em Castanheira de Pera com showcookings, workshops, concertos e muito mais. O formato do evento mantém-se mas o recinto aumenta.

A edição 2024 da Feira “Gastronomia em Movimento”, que se estende de 24 a 28 de abril, contempla um programa multidisciplinar, pensado para todos os públicos, e totalmente gratuito.

O palco do evento mantém-se na Praça da Notabilidade, no centro de Castanheira de Pera, mas este ano com recinto alargado para assim conseguir colocar mais espaços comerciais e expositores e dar resposta, em qualidade, à grande afluência de visitantes esperada. A organização destaca que esta edição pretende “consolidar a marca Gastronomia em Movimento com uma perspetiva evolutiva, trazendo sempre algo novo e melhor mas mantendo a essência do evento.”
O evento arranca no dia 24 de abril, quarta feira, com as atuações do projeto comunitário local “Orquestra Geração”, de Jorge Guerreiro e dos DJ´s Luis Pinheiro e Hugo Rafael.

Quinta feira, 25 de abril, o dia começa com as comemorações oficiais dos 50 anos de abril. O dia avança com showcookings, a destacar o da Chef Francisca Dias (vencedora do programa Hell´s Kitchen 2021), com a já tradicional sardinhada oferecida à população, com um concurso gastronómico destinado a profissionais e termina com cinema e o tema liberdade.
Sexta feira, 26 de abril, além dos workshops gastronómicos, o grande destaque é a atuação do comediante Fernando Rocha seguido dos DJ´s Vassalo e Tiago Silva.

Dia 27 de abril, sábado, a tarde é destinada à dança com ranchos folclóricos e uma companhia de flamenco. Há ainda um showcooking e uma prova de vinhos e pela noite a atuação de Iran Costa.
O evento termina no dia 28 de abril, domingo, com mais showcookings e com o concurso gastronómico amadores.
Esta programação poderá ser apreciada por entre barraquinhas de produtos endógenos (como o mel de urze, a castanha ou o azeite) de pratos tradicionais (como o cabrito assado) ou de criações gastronómicas modernas (como os Beijos de Peralta).

A organização da “Gastronomia em Movimento” está a cargo da empresa municipal Prazilândia, Turismo e Ambiente E.M. A Administração da mesma salienta que o evento pretende “divulgar o território, em particular a nossa boa gastronomia e quem a desenvolve, os nossos produtos endógenos e quem os produz, e marcar Castanheira de Pera como referência para a criação de eventos de qualidade na região. Tudo isto estimulando novas criações e ideias numa articulação entre a tradição e a inovação.”

A Prazilândia destaca ainda “as parcerias que muito acrescentam ao evento, como a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal e o Município do Cadaval.” Bem como a prioridade na envolvência do comércio local e do associativismo do concelho, sublinhando que “a participação dos mesmos está aberta através da possibilidade de ter uma espaço comercial para explorar como restaurante ou bar, um expositor para divulgação ou venda de produtos locais e ainda através da possibilidade de participar no concurso gastronómico para profissionais. Para podermos mostrar o nosso território a quem nos visita, é indispensável fazê-lo com quem efetivamente o habita e conhece.”

“Gastronomia em Movimento” é mais uma das apostas empreendidas pelo Município de Castanheira de Pera e pela Prazilândia no sentido de implementar uma estratégia turística que permita "viver Castanheira de Pera todo o ano", combatendo a sazonalidade caraterística do território.

O evento conta com o apoio do Município de Castanheira de Pera e da União de Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral.