Notícias

Data da notícia: 12 Outubro 2022

CASTANHEIRA EM MOVIMENTO - REVISTA MUNICIPAL N.º3

EDITORIAL - "DEDICAÇÃO E ENTUSIASMO"
"Sente-se no ar uma nova atmosfera. O entusiasmo na leveza de um estado de ânimo há longo tempo não experimentado no nosso Concelho. Confidenciam-no os castanheirenses no café, nas ruas e na praça, no contato com os serviços municipais e nas interações com as redes socias e os canais de comunicação do Município."

"Se o levantamento das restrições da pandemia e os programas festivos do Festival Gastronómico, das Festas do Concelho (4 de Julho) e da Feira da Juventude, mais a boa afluência à Praia das Rocas, contribuíram, cá dentro, para o alento desse renovado estado de espírito, tenho-o sentido, pessoalmente, nas reuniões e grupos de trabalho nos múltiplos contatos com autarcas e dirigentes políticos fora do Concelho, que elogiam a postura aberta, proativa e dinâmica do atual executivo municipal nestes primeiros 10 meses de mandato – isto, em contraponto ao estado letárgico dos últimos anos de governação autárquica, sem liderança, sem ambição e sem entusiasmo, no vazio de ideias e na falta de iniciativa no concurso de candidaturas e na apresentação de novos projetos.

Através da criação do Gabinete de Apoio ao Investimento passámos da quase nulidade de investimento público autárquico ao concurso de projetos que representam cerca de 3 milhões euros em candidaturas. E, tão mais importante, estamos a engrandecer e dignificar o bom nome de Castanheira de Pera, dentro e fora das fronteiras do nosso Concelho!
Dando vida ao slogan “Viva Castanheira de Pera todo ano!”, investimos em novos segmentos de turismo de natureza, numa aposta forte na criação e homologação de percursos pedestres; pretendemos dar uma nova centralidade ao Coentral, através da apresentação do projeto de requalificação do Largo do Vidoiro; e, demos os primeiros passos nas rotas do turismo industrial, tornando público o compromisso de avançarmos com o Museu do Barrete. Um trabalho meritório, fruto de uma equipa motivada e empenhada - onde os colaboradores do Município têm sido peça fundamental -, que tem alcançado crescente visibilidade externa, abrindo portas a novos patamares de conhecimento e cooperação com outros Municípios e instituições públicas e de ensino superior, como assim o refletem os protocolos assinados com o Instituto Politécnico de Coimbra (projeto @GIR) e com o grupo de investigação para a valorização do património industrial, HTC – História, Território e Comunidades, numa parceria que envolve a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra; a participação na 1ª edição da FIADA - Feira de Artesanato e do Design, a convite do município da Covilhã; a boa receção da Reitoria da Universidade da Beira Interior na visita ao Museu de Lanifícios; e, a correspondência com o município do Cadaval, abrindo portas ao lançamento da Rota do Gelo.
Da qualidade e amplitude dos projetos de investimento público criamos condições para atrair e fixar investidores privados – e, dessa forma, gerar mais renda e oportunidades de emprego.
A Reditus continua a expandir o centro de serviço em Castanheira de Pera, aproximando-se dos 30 colaboradores, sobretudo jovens. Nos gabinetes de apoio ao investimento, obras e arquitetura avançam os estudos e a elaboração de projetos para a reconversão dos antigos espaços industriais devolutos da Fiandeira / Barros III e da Retorta em novos condomínios empresariais, a par das manifestações de interesse recebidas de vários empresáriosinteressados em investir em Castanheira de Pera.
Uma nota final de agradecimento ao contributo do movimento associativo do Concelho (coletividades / associações CDR e IPSS) na participação e dinamização das várias atividades culturais, desportivas e recreativas apoiadas pelo Município."