Notícias

Data da notícia: 12 Março 2021

PLANO DE FOGO CONTROLADO

A Câmara Municipal de Castanheira de Pera, iniciou a execução do Plano de Fogo Controlado, aprovado em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.


 

Estas ações foram realizadas nos dias 9 e 10 de março, na cumeada, junto à Pista do antigo Aeródromo do Santo António da Neve (40ᵒ04′36.38′′N; 8ᵒ09′30.26′′W) e foram executados nos dois dias da missão, quinze hectares.


 

A autarquia de Castanheira de Pera, presidida por Alda Correia de Carvalho, empenhou-se neste processo porque “as intervenções de gestão de combustíveis com recurso a fogo controlado, conduzem à diminuição da carga de combustível para eventuais futuros incêndios, que possam ocorrer naquelas áreas e à criação de oportunidades para o combate a esses fortuitos flagelos”.


 

Foram igualmente relevantes a interação e o treino operacional dos Agentes de Proteção Civil que participaram, tais como o Serviço Municipal de Proteção Civil, o Gabinete Técnico Florestal, os Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera e Condeixa-a-Nova, a Unidade Especial Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana e a Equipa de Sapadores Florestais do Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia do Coentral.


 

Nestas ações foram apresentados aos participantes, novos equipamentos de Proteção Individual de Combate a Incêndios Rurais da Equipa Municipal de Intervenção.

As atividades foram realizadas sob a responsabilidade e a coordenação do Técnico Credenciado em Fogo Controlado do Serviço Municipal de Proteção Civil de Castanheira de Pera em parceria com o Gabinete Técnico Florestal.


 

Estas ações tiveram a colaboração da Junta de Freguesia, do Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia do Coentral, do Comando distrital de operações de Socorro de Leira e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.


 

O atual executivo do município de Castanheira de Pera, em primeiro mandato, tem tido primazia na prevenção do combate aos incêndios, através de políticas preventivas e de sensibilização das populações, no que concerne a evitar desastres com Incêndios Florestais devastadores, como infelizmente aconteceu outrora num passado recente.